6 de setembro de 2008

Você é maquiavelico?

To mundo sabe de onde vem a expressão maquiavélico? Bom, quando achamos que alguém é mau, cruel ou tem comportamentos deste tipo dizemos: “Fulano é maquiavélico”.
Esta expressão surgiu a partir do nome de um filósofo florentino chamado Nicolau Maquiavel. Não vou me centrar em sua biografia, mas é importante sabermos que ele viveu na Itália do renascimento, onde imperava a tirania, ou seja o governo era sem tradição, dinastia e de direitos contestáveis.
Sua bibliografia é na verdade um manual de política, sua obra prima chama-se O Príncipe, e não me pergunte do que realmente trata porque nunca li, mas sei por leituras de sinopses e afins, que era um instrumento que “ensinava técnicas para se manter no poder”.
Gostaria então de mostrar algumas citações de Maquiavel, e através delas, defender minha teoria de que, na atualidade elas são totalmente aplicáveis no cotidiano.
"Os fins justificam os meios"
"Homens ofendem por medo ou por ódio"
"Pelo que se nota que os homens ou são aliciados ou aniquilados"
Há três espécies de cérebros: uns entendem por si próprios; os outros discernem o que os primeiros entendem; e os terceiros não entendem nem por si próprios nem pelos outros; os primeiros são excelentíssimos; os segundos excelentes; e os terceiros totalmente inúteis.
NÃO É A INTENÇÃO QUE VALIDA UM ATO, MAS SEU RESULTADO.
Os que vencem, não importa o modo como vençam, nunca conquistam a vergonha.
Mas o que achei mas interessante, foram uns mandamentos que achei em uma comunidade do Orkut, não me perguntem se a fonte é segura ou não porque não sei.
1. Zele apenas por seus interesses;
2. Não honre a ninguém além de você mesmo;
3. Faça o mal, mas finja fazer o bem;
4. Cobice e procure obter o que puder;
5. Seja miserável;
6. Seja brutal;
7. Engane o próximo toda vez que puder;
8. Mate os seus inimigos, e se for preciso mate seus amigos também;
9. Use a força ao invés da bondade ao tratar com o próximo;
10. Pense exclusivamente na guerra.
Já fiz um histórico breve, e já situei mais ou menos o pensamento de Maquiavel(pelo menos tentei), e quero dizer o que penso desta teoria, por vezes má, egoísta e prepotente. Mas pense bem, será que isso não se aplica em nossa vida?
Numa aula na faculdade, um dia destes, houve uma discussão calorosa sobre ética, Não só ética profissional, mas a ética pessoal. A questão era: Você passaria por cima de seus valores morais e éticos para manter um emprego?
Eu naquele dia não tive a oportunidade de expressar o que eu pensava, então direi aqui.
Não sejamos extremistas, mas eu passaria por cima de alguns dos meus valores para manter o emprego. Se fosse um bom emprego, um salário ótimo. Sim eu passaria por cima de meus valores. Não sejamos hipócritas de pensar que não daríamos o braço a torcer para garantir nosso salário todo mês, eu penso que meus valores, são meus valores e que muitas vezes não esta de acordo com o que é necessário fazer. Faço o que é necessário e meu valor vai continuar sendo meu valor, mas principalmente, meu salário vai continuar sendo meu salário.
É fundamental entender que quem é bom demais é atropelado pela boiada, e que quem se diz uma pessoa muito boa, geralmente é a mais cruel. Acho necessário ser verdadeiro e sincero, principalmente consigo mesmo. Então eu não diria a vocês que prego a bondade o tempo todo...Mundo já não esta mais para os bobos, e as vezes o que chamamos de bondade se confunde com bobeira. E sempre acabamos pisados, ameaçados e geralmente de pouca confiança. Acredito em alguns fundamentos de Maquiavel, por que acredito que antes de ser boa pros outros, preciso ser boa pra mim. Não adianta salvar a vida de alguém e condenar a minha. E claro, procuro muitas vezes não ser cruel, mas admito que muitas vezes sou. Mas pelo menos tenho certeza (ou quase porque não sou perfeita) que estou fazendo o que é melhor pra mim.
Somos convenientes a maior parte do tempo, somos politicamente corretos a maior parte do tempo, e na verdade somos hipócritas a maior parte do tempo...Mas pelo menos já consigo admitir isso.
PS:Só para deixar claro que estou falando de valores, do tipo, eu nao minto, eu só faço o bem e estas coisas, quando citei a aula que tivemos, eu nao falva em etica profissional, pq ela esta acima de tudo, afinal, se passarmos por cima dela passamos por cima de nossa profissao e a colocamos em riscoe ai, nem emprego o cara tem mais. To falando de moral, cotidiano, e nao especificamente somente no trabalho, falo em salario e estas coisas mas foi o exemplo usado em aula, oq quis dizer foi uma questão etica de nós com nós mesmos, e como nos enganamos.

8 comentários:

Lívia disse...

Mas ah!!!
Fico MARA!!!!
Adorei!!!

Se Maquiavel fosse vivo ele iria adorar!Mas tenho certeza que sua alma maquiavélica ira rondar esse blog!

uahuahuhaahauhauhuahauhauh.....

Beijos!

Thomás Gomes Gonçalves disse...

temos que ver em que sociedade estamos centrados, que eh numa sociedade capitalista, mas antes de tudo tem q ver se teus valores sao capitalista... se o dinehiro eh um dos eixos centrais da tua vida... isso ja eh algo de valor... a pergunta foi Você passaria por cima de seus valores morais e éticos para manter um emprego?
por exemplo, se um paciente meu já tivesse bem e nao necessitasse mais terapia, mas eu necessitasse do dinheiro dele, eu ctza ficaria no prejuízo... daria alta pro paciente... além de estar quebrando o codigo de etica do psicologo, eu como pessoa e como estudante de psicologia voltaria akele conceito tao chatinho, mas tao importante que eh a EMPATIA... nao queria que alguem fizesse isso cmg e nao arriscaria a prejudicar o tratamento de alguém... bom, é isso...

Thomás Gomes Gonçalves disse...

esse post me fez lembrar a anedota... eu coço as suas costas e voce coça as minhas, eu puxarei teu tapete para que nao puxes o meu... sim, eu concordo de que temos que estar atentos aos competidores, porque o mundo está assim, ou seja, competitivo... mas nao podemos cristalizar isso, achar muito normal, tipo ir contra nossos preceitos é uma coisa normal... temos que ser realista SIM, mas nao podemos na realidade nos afastarmos do que somos...

Anônimo disse...

Nossa parece que esse texto foi escrito pra mim....

A minha chefe é totalmente maquiavelica, acho que ela é assim exatamente pra defender seu patrimonio,ou derrepente seja o modo de ser dela assim...sei lá ainda não tive tempo pra observar....
So acho que ela infeliz tadinha, eu so pobre e muito mais feliz, e prefiro ficar pobre pra sempre e ser feliz, do que rica e maquiavelica daquele jeito...

O texto é super interressante, acho que ninguem é 100% bom, as vezes os "bonzinhos" são os mais maquiavelicos...os que ficam se escondendo atraz da bondade e aprontam e fazem todo mundo acreditar que ele é bom e que fez sem a intenção...(eu uso muito esse metodo no trabalho, em coisas banais, para poder ser reconhecida e não promover os outros)...pode ser maquiavelico, mas é puro extinto do ser humano, temos q nos defender de alguma forma...
Mas isso depende do valor da situação do emprego e etc..
Quanto a minha chefe ou ela muda, ou vou ser maquiavelica com ela...huahauhaauha

bjsss gabiiiii

Josi Puchalski disse...

Ficou muito bom o texto!!! Sincero! Adorei!

Adorei o teu comentário no meu post das perguntas cretinas! Morri rindo: "COMO VOU SABER PQ TEU FILHO É GAGOO???" hahahaha

Bjo

Anônimo disse...

Achei beeem interessante esse texto e a tua opinião.. acho até que, apesar de algumas pessoas se chocarem com quase tudo, muitas concordariam (e pelos comentários -de fato- concordaram). Gostei de tu teres colocado de forma verdadeira isso, mas eu discordo não só por PENSAR de um jeito diferente, mas por SER - nesse aspecto - tbm.
Minha "filosofia" de vida é querer o bem pros outros mais que pra mim mesma, não que isso signifique eu ter que sofrer e ser uma eterna infeliz.. mas posso sim até passar por alguns "sacrifícios" pelas outras pessoas. Isso sim eu sei que muitaaa gente deve discordar, mas justamente porque penso que nunca a sociedade foi tão individualista como tem sido hoje. Cada um preocupando-se somente consigo mesmo.. eu não concordo nenhum pouco com isso, acho que ta sendo uma super inversão de valores.
Mas n vou me estender mais, daqui a pouco vou ter q escrever um blog tbm hahahahaha, na verdade queria ter me explicado melhor.. mas caso n entendas algo, pode me perguntar ;]
beijããão colegaaa

Pequenino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Primeiro você lê uma obra e em seguida tem credencial para comentá-la. Deixa de preguiça, porra!