2 de setembro de 2008

Amizade...hum...nao sei

Não achei que somente um post sobre uma “amizade” causaria tanta repercussão, ta bom, nem foi tanta, mas houve até troca de comentários. Então em primeiro lugar quero agradecer os comentários e dizer que me sinto muito satisfeita de ver que as pessoas gostam do que eu escrevo.

Mas já que a repercussão foi boa, resolvi manter o mesmo assunto: Amigas brigam ou não? A amizade tem o mesmo efeito de uma droga? O que é amizade afinal? Que matéria é esta na revista que todo mundo leu e eu não?

Bom, vou opinar primeiro em relação a revista, peguei emprestada com uma amiga e li a matéria. Interessante, mas no meu ponto de vista pouco real (visto pela minha realidade). O texto fala da ação de neurotransmissores e liberação de hormônio no sangue, ótimo, até ai bem cientifico. Agora em relação a percepção de amizade que a revista traz é bem diferente da minha, amigos são fundamentais, relações onde a base é a confiança, afinidade de interesse, e todos estes clichês que estamos acostumados.

Bom, para expor meu ponto de vista, já irei entrar em outra questão. O que é amizade afinal? Não acredito nesta visão de amizade perfeita, confiante e harmoniosa. Isso para mim é como esperar o príncipe encantado do conto de fadas. Não existe amigo perfeito, como alguém mesmo comentou precisamos respeitar as diferenças e os defeitos das pessoas, ai já estamos falando sim, de uma relação, mas pra isso ela não precisa ser de amizade, estes conceitos têm que ser respeitados com todos, até com estranhos.

Confiança? Desculpem- me os românticos, mas onde existe uma relação com mais de três pessoas (geralmente não vivemos em duplas), já não há confiança plena, quando o amigo é sincero demais, fala o que pensa, este tipo de pessoa em seguida deixam de ser amigos, já surge” disse que me disse” e estas coisas (falando por experiência própria). Logo, quando há desconfiança, há brigas. E sim amigos brigam, discutem, mas quando são amigos mesmo é a mesma coisa que brigar com irmão, é só mudar o assunto, que já nem se lembra mais porque brigou (Se você tem um amigo assim, guarde muito bem por que está valendo mais que ouro) mas isso não quer dizer que exista confiança. Então afinal, pra mim amizade é isso, gostamos de alguém, que nos faz bem, que é disposto a estar contigo e pronto. O resto dos conceitos varia de amigo pra amigo, ou seja, não chegamos a lugar nenhum depois de tanta argumentação.

Cada um sabe de si, e de quem carrega ao longo da vida consigo. È difícil avaliar estas questões, e infelizmente, cada dia acredito menos na amizade. Sou uma desiludida, como aquelas mulheres que dizem que não acreditam mais nos homens. Não sei se estou certa ou errada, e nem estou dizendo que a amizade não existe ou que não tenho amigos, só cada dia tem mais cuidado em usar esta palavra amigo...Bom, sem usar os clichês de sempre, alguém sabe me dizer o que é ser amigo? Eu já não sei mais...

7 comentários:

Thomás Gomes Gonçalves disse...

No meio do post, eu comecei a me perguntar, aonde a gabi quer chegar? achei que tu foi muito sincera em nos jogar a pergunta do que eh ser amigo, pq eu mesmo confesso que eh muito difícil falarmos sobre isso, pois ou usamos os cliches ou nao falamos nada, porque nao sabemos definir amiazade e amigos sem cliches... realmente, eu pdoeria ficar aqui horas e estaria dando voltas e jogaria a pergvunta pra alguem aih perguntando o que é amizade? eu acho que amizade nao tem regras ou pelo menos cada um estabelece as suas proprias regras e formas de funcionar, por isso nao critico quem tem amizade aos olhos dos outros ditas loucas. eh como um casal, cada um sabe como se tratar e cada amigo sabe o limite do outro... eu só sou amigo pq tenho um amigo que me faz amigo de alguem... portanto uma relaçao... bom post... pq me colocou a pensar e a chegar a lugar nenhum ahuhauhahu

Gabi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabi disse...

Oiii Gabi. O outro post me deixou com lágrimas nos olhos. Tenho certeza que a amizade ainda existe, mesmo estando de férias. Acho que amizade não é feita só do presente, mas também do passado que vocês contruiram juntas, então sim, ela existe.
E sobre este post, concordo que há brigas, afinal projetamos o amigo do jeito que queriamos que ele fosse, e quando há projeção normalmente há frustração, certo? Mas eu prefiro ver as brigas como críticas construtivas...
Bom, pretendo virar leitora assídua então já estas nos meus favoritos. hehe Beijão

Anônimo disse...

Claro que vale a pena

Cada uma da sua maneira, cada uma com sua historia...
com ou sem brigas....o importante é não levar tudo tão a serio, é como um casamento, é lindo mas sempre alguma coisa dele vai te irritar pra sempre, mas os momentos bons vão valer a pena...acho que amigos tambem são assim, eu me arrisco por uma amizade de confiança, mesmo que depois eu quebre a cara, pelo menos aprendi alguma coisa com o "amigo",
Se acho que a amizade não me faz bem, me afasto não definitivamente, mas por um tempo, pode ser que a vida em outros momentos me leve a ela de novo, ou não...ai já é coisa do destino...
Ha eu não me lembro de ter brigado com ninguem...
A uma vez eu disse umas coisas pra gabi...e tal, mas ela me irritou muiiito....hauhauahauhaua
beijossssssssssssss

Josi Puchalski disse...

Oi Gabi

Concordo com vc. Eu ando pensando do mesmo modo. Hj em dia é difícil encontrar amigos de verdade, todo mundo é "conhecido", mas amigo, aquele que segura vc e dá a mão, tá mais difícil de ver por aí. Muito bom o texto!!!

Beijo

Thomás Gomes Gonçalves disse...

pessoal, eu acho que a gente está falando muito dos outros, mas temos que nos lembrar é que somos amigos também... se acusamos os outros de serem assim e assado, estamos falando de nós mesmos... parece assim, que somos vitimas do mundo e na real somos cumplice dessas relaçoes gélidas que andam se estabelecendo... se cada um mover em si, a questao de que eu sou amigo de alguem e alguem é meu amigo e de que forma quero ser tratado e de que forma eu trato... as coisas vao começar a andar... qnd reclamamos das amizades é pq pactuamos com esse ritual que se estabelece na sociedade pos moderna, ou seja, a liquidez... bom, espero nao ter criado polemica... mas que qnd voltamos o dedo pra nós mesmos as coisas mudam... bjoo gabi... sua levantadora de questionamento existenciais ahuauhuahuah te adoro

Anônimo disse...

Para não usar clichês, achei mais interessante colocar aqui:
BRIGA: Ação de; luta; peleja; rixa; disputa; desavença.
DISCUSSÃO: Exame de um assunto por meio de argumentos; argumentação que tem por fim chegar a verdade ou elucidar dificuldades; debate.
Por tanto,, pra mim, entre amigos não existem brigas, ou pelo menos eu não brigo com meus amigos, porque se acontece, meu amigo não é mais.
Só o que gostaria de falar por hora...
Ah!
AMIZADE:afeto que liga as pessoas;segurança íntima com que se procede. Crédito; fé; esperança firme.
Então, não querendo ir exatamente com o dicionário, mas tendo-o como fonte de elucidação com relação ao real significados das palavras, acho que existem amizades e amizades.. Só cada um sabe sobre seus amigos e o tipo de amigo que realmente é!

Beijãooooo Gabiii