To mundo sabe de onde vem a expressão maquiavélico? Bom, quando achamos que alguém é mau, cruel ou tem comportamentos deste tipo dizemos: “Fulano é maquiavélico”.
Esta expressão surgiu a partir do nome de um filósofo florentino chamado Nicolau Maquiavel. Não vou me centrar em sua biografia, mas é importante sabermos que ele viveu na Itália do renascimento, onde imperava a tirania, ou seja o governo era sem tradição, dinastia e de direitos contestáveis.
Sua bibliografia é na verdade um manual de política, sua obra prima chama-se O Príncipe, e não me pergunte do que realmente trata porque nunca li, mas sei por leituras de sinopses e afins, que era um instrumento que “ensinava técnicas para se manter no poder”.
Gostaria então de mostrar algumas citações de Maquiavel, e através delas, defender minha teoria de que, na atualidade elas são totalmente aplicáveis no cotidiano.
"Os fins justificam os meios"
"Homens ofendem por medo ou por ódio"
"Pelo que se nota que os homens ou são aliciados ou aniquilados"
Há três espécies de cérebros: uns entendem por si próprios; os outros discernem o que os primeiros entendem; e os terceiros não entendem nem por si próprios nem pelos outros; os primeiros são excelentíssimos; os segundos excelentes; e os terceiros totalmente inúteis.
NÃO É A INTENÇÃO QUE VALIDA UM ATO, MAS SEU RESULTADO.
Os que vencem, não importa o modo como vençam, nunca conquistam a vergonha.
Mas o que achei mas interessante, foram uns mandamentos que achei em uma comunidade do Orkut, não me perguntem se a fonte é segura ou não porque não sei.
1. Zele apenas por seus interesses;
2. Não honre a ninguém além de você mesmo;
3. Faça o mal, mas finja fazer o bem;
4. Cobice e procure obter o que puder;
5. Seja miserável;
6. Seja brutal;
7. Engane o próximo toda vez que puder;
8. Mate os seus inimigos, e se for preciso mate seus amigos também;
9. Use a força ao invés da bondade ao tratar com o próximo;
10. Pense exclusivamente na guerra.
Já fiz um histórico breve, e já situei mais ou menos o pensamento de Maquiavel(pelo menos tentei), e quero dizer o que penso desta teoria, por vezes má, egoísta e prepotente. Mas pense bem, será que isso não se aplica em nossa vida?
Numa aula na faculdade, um dia destes, houve uma discussão calorosa sobre ética, Não só ética profissional, mas a ética pessoal. A questão era: Você passaria por cima de seus valores morais e éticos para manter um emprego?
Eu naquele dia não tive a oportunidade de expressar o que eu pensava, então direi aqui.
Não sejamos extremistas, mas eu passaria por cima de alguns dos meus valores para manter o emprego. Se fosse um bom emprego, um salário ótimo. Sim eu passaria por cima de meus valores. Não sejamos hipócritas de pensar que não daríamos o braço a torcer para garantir nosso salário todo mês, eu penso que meus valores, são meus valores e que muitas vezes não esta de acordo com o que é necessário fazer. Faço o que é necessário e meu valor vai continuar sendo meu valor, mas principalmente, meu salário vai continuar sendo meu salário.
É fundamental entender que quem é bom demais é atropelado pela boiada, e que quem se diz uma pessoa muito boa, geralmente é a mais cruel. Acho necessário ser verdadeiro e sincero, principalmente consigo mesmo. Então eu não diria a vocês que prego a bondade o tempo todo...Mundo já não esta mais para os bobos, e as vezes o que chamamos de bondade se confunde com bobeira. E sempre acabamos pisados, ameaçados e geralmente de pouca confiança. Acredito em alguns fundamentos de Maquiavel, por que acredito que antes de ser boa pros outros, preciso ser boa pra mim. Não adianta salvar a vida de alguém e condenar a minha. E claro, procuro muitas vezes não ser cruel, mas admito que muitas vezes sou. Mas pelo menos tenho certeza (ou quase porque não sou perfeita) que estou fazendo o que é melhor pra mim.
Somos convenientes a maior parte do tempo, somos politicamente corretos a maior parte do tempo, e na verdade somos hipócritas a maior parte do tempo...Mas pelo menos já consigo admitir isso.
PS:Só para deixar claro que estou falando de valores, do tipo, eu nao minto, eu só faço o bem e estas coisas, quando citei a aula que tivemos, eu nao falva em etica profissional, pq ela esta acima de tudo, afinal, se passarmos por cima dela passamos por cima de nossa profissao e a colocamos em riscoe ai, nem emprego o cara tem mais. To falando de moral, cotidiano, e nao especificamente somente no trabalho, falo em salario e estas coisas mas foi o exemplo usado em aula, oq quis dizer foi uma questão etica de nós com nós mesmos, e como nos enganamos.